domingo, 24 de outubro de 2010

TIPO TEXTUAL NARRATIVO - GÊNERO ESCRITO: FÁBULA

FÁBULA: A TARTARUGA-MARINHA E O GATINHO

Havia um gatinho que gostava muito de ficar na praia por se sentir livre para fazer suas necessidades naquele monte de areia, comer alguns frutos do mar que passassem por ali ou que jogassem no chão e por sentir a brisa nos seus pêlos.
Num certo dia, o inesperado aconteceu; uma tartaruga marinha foi empurrada pela onda do mar e trazida para a areia. Muito triste, ele tentava voltar, mas andava muito devagar e já estava ficando com fome, sede, falta de ar e se sentindo muito mal. Ela gemia de incômodo até que o gatinho ouviu e viu o que havia ocorrido. Ele logo entendeu que ela era uma tartaruga-marinha e precisava voltar para o mar, mas pensou:
- Poxa, eu detesto água, não quero me molhar, mas ela vai precisar da minha ajuda para sobreviver; vou me arriscar!
Com muita força, conseguiu empurrar a tartaruga para o mar e ela agradeceu muitíssimo. Assim, ele ficou mais tranqüilo de saber que agora ela teria a tranqüilidade de todo dia como ele também sempre tem.

Moral da história: O amor e a generosidade não faz acepção de pessoas. Amor incondicional não exige troca, dá sem ver aquém.

Este texto é narrativo, pois conta uma fábula criada. Narrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário