sábado, 11 de julho de 2009

•A importância do professor

O currículo deve ser moldado pelos professores e os professores devem ser moldados por ele. Esse molde deve partir sempre para o objetivo de transmitir o que se está sendo planejado; essa transmição refere-se à prática, ou seja, a execução do que foi registrado para proceder-se em sala de aula. Um outro fator que deve ser incluído no currículo é o cultural, isto é, o meio do qual os alunos estão inseridos e que significados dessa realidade se incluem no espaço escolar. O professor deve ser um mediador entre o currículo e os alunos, um viés entre os dois para que o objetivo requerido possa ser alcançado com êxito. O problema de alguns professores é que eles não amplificam seus olhares para o que o mundo oferece que favorece a aprendizagem dos alunos; eles nao buscam outros meios de efetuar sua atividade e se prendem ao registro do currículo apenas, sem dialogar com a prática. O currículo também deixa nas mãos dos professores a liberdade da autonomia, sendo que essa autonomia deve vir acompanhada de competências satisfatórias desse profissional, senão toda a aprendizagem decai. O professor deve conhecer seus alunos, perceber suas demandas e saber solucioná-las, pois o currículo exige o domínio de diferentes habilidades por parte dos professores. O professor deve se envolver com processo de observação, interpretação, construção de significados sobre a realidade pedagógica que lhe servem para prever acontecimentos e também guiam sua conduta. O autor Tanner e Tanner expôs os três níves de papel que o professor pode desempenhar: o de imitação-manutenção (o professor apenas reproduz o que os guias ou livros-textos propoem); como mediador (vincula os materiais que trabalha e seus planos, currículos, conteúdos com a realidade e a cultura); como criativo-gerador (o professor avalia, diagnostica, interpreta, adapta, cria, busca novos caminhos); saliento que o último que é o satisfatório e mais completo para a postura funcional do professor. Na construção do currículo o fator social é bastante relevante; cada professor tem seus saberes práticos, suas competências, suas individualidades profissionais que com os quais faz a mediação; porem, por cima dessa mediação existe outra que precisa ser enfatizada, que é a mediação que se dá pelo coletivo da socialização profissional, pois é com o coletivo que será construído o currículo com metas, objetivos e um modelo coerente de um projeto pedagógico bem elaborado, para um bom desempenho individual do docente e um bom resultado de aprendizagem por parte dos discentes. Deve-se trabalhar em equipe, mas nunca deixando de lado o fato da precisão dos professores se emanciparem das formas conservadoristas e partirem para a contemporaneidade, para novos ramos, novos caminhos.
GIMENO SACRISTÁN,J. O currículo modelado pelos professores. In: O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ªed., Porto Alegre, Artmed, 2000.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

•Análise do Livro Didático



Na proposta da aula do dia 30 de junho fizemos análise dos livros didáticos das séries iniciais, ressaltando a necessidade de uma verificação prévia, sempre antes de repassar os conteúdos; e também, não se prender ao livro, mas buscar outras ferramentas e recursos que possibilitem um aprendizado satisfatório.
Minha análise foi feita com o livro:
•MARSICO,M.T.; CUNHA,M.C.T.; ANTUNES,M.E.M.; NETO,A.C.C.. Marcha Criança: Português-4ªsérie-1ºgrau. 2ªed., SP: Editora Scipione, 1994.
Este livro é um livro bom a meu ver!
Em sua composição há:
-textos médios com linguagem de bom entendimento e letra nítida;
-gravuras que complementam o texto;
-todas as histórias têm suas bibliografias;
-contém vocabulário de palavras desconhecidas e estimula a procura no dicionário de outras que o aluno não conheça;
-estimula o aprendizado nas interpretações de texto e propõe comentários em sala sobre informações do mundo a fora de acordo com o texto;
-trabalha gramática contextualizando com a leitura;
-tem a seção "Praticando a escrita", onde pede ao aluno pra escrever a parte que mais gostou do texto trabalhado e o porquê dela.
-estimula criatividade do aluno a partir de novas informações informais;
-propõe redação a partir de situações retratadas nas gravuras e figuras;
-não possui rótulos ou propagandas;
-estimula diversidade cultural e racial sem discriminações ou preconceitos;
-todo ensinamento é contextualizado.
Mesmo com todos esses fatores, a realidade é dinâmica e é preciso haver um diálogo dos conteúdos do livro com a realidade cotidiana e o acréscimo de muito mais recursos e ferramentas.