sexta-feira, 10 de julho de 2009

•Análise do Livro Didático



Na proposta da aula do dia 30 de junho fizemos análise dos livros didáticos das séries iniciais, ressaltando a necessidade de uma verificação prévia, sempre antes de repassar os conteúdos; e também, não se prender ao livro, mas buscar outras ferramentas e recursos que possibilitem um aprendizado satisfatório.
Minha análise foi feita com o livro:
•MARSICO,M.T.; CUNHA,M.C.T.; ANTUNES,M.E.M.; NETO,A.C.C.. Marcha Criança: Português-4ªsérie-1ºgrau. 2ªed., SP: Editora Scipione, 1994.
Este livro é um livro bom a meu ver!
Em sua composição há:
-textos médios com linguagem de bom entendimento e letra nítida;
-gravuras que complementam o texto;
-todas as histórias têm suas bibliografias;
-contém vocabulário de palavras desconhecidas e estimula a procura no dicionário de outras que o aluno não conheça;
-estimula o aprendizado nas interpretações de texto e propõe comentários em sala sobre informações do mundo a fora de acordo com o texto;
-trabalha gramática contextualizando com a leitura;
-tem a seção "Praticando a escrita", onde pede ao aluno pra escrever a parte que mais gostou do texto trabalhado e o porquê dela.
-estimula criatividade do aluno a partir de novas informações informais;
-propõe redação a partir de situações retratadas nas gravuras e figuras;
-não possui rótulos ou propagandas;
-estimula diversidade cultural e racial sem discriminações ou preconceitos;
-todo ensinamento é contextualizado.
Mesmo com todos esses fatores, a realidade é dinâmica e é preciso haver um diálogo dos conteúdos do livro com a realidade cotidiana e o acréscimo de muito mais recursos e ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário