sábado, 9 de maio de 2009

•"Crash: No Limite" em termos educacionais

O filme "Crash-No Limite" é um surpeendente e excelente filme que retrata, francamente falando, nossa sociedade. Ele aborda questões sobre racismo, preconceito, discriminação cultural, racial, classista que são claramente explicitadas e muito bem encenadas. Trata-se da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde vivem pessoas e grupos sociais totalmente diferentes, com cullturas, etnias diferenciadas e que vivem todos no mesmo local, na mesma cidade e com o sentimento preconceituoso bastante aguçado. Infelizmente é um espelho de nossa sociedade que se diz tão "anti" toda essa idéia xenofóbica entre as relações sociais.
O texto "Currículo,conhecimento e cultura" é bastante convincente quanto a essas questões; mostra o quanto nossa sociedade está defasada e decadente; como há dificuldade em pôr em prática a questão multicultural dentro de sala de aula; o quanto temos enraigado em nós o etnocentrismo, que não nos permite ver a cultura ou grupo social alheio como um "novo", um "possível", mas sempre como o "outro" errado, ignorante e perigoso. Faz-se necessário uma nova visão de mundo; extinguir essa forma arcaica de pensar; e na elaboração do currículo, explorar a questão da interação dos alunos com diversas outras culturas diferenciadas que favoreçam o aprendizado e o processo educacional de cada estudante. Ou terminaremos como no filme, ao ponto de morte por causa de um sentimento tão mesquinho que ainda nao foi banido, mas que pode muito bem ser, mesmo que demore.

domingo, 3 de maio de 2009

•Currículo dentro de um contexto social

Para quem pensa que currículo é apenas aquele papel no qual descrevemos nossa trajetória escolar e nossas competências para conseguir um emprego, engana-se; ele vai muito além disso. Currículo são experiências, competências e habilidades escolares que são adquiridas pelos estudantes e que influem intrínsecamente na formação das identidades de cada um e nas suas relaçoes sociais. Em parâmetros escolares esses currículos são elaborados por todo o corpo pedagógico escolar visando metas e objetivos a serem alcançados de acordo com as demandas sobrepostas devido ao diagnóstico de desempenho em déficit dos estudantes. Contudo, um fator preocupante na elaboração desse currículo é o elemento que deve ser muito discutido e refletido pela escola: o currículo oculto. Este, por sua vez, não é fixado, pautado ou registrado exatamente porque se dá num âmbito subliminar e cotidiânico, ou seja, ele está dentro das relações sociais que são obtidas pelos alunos(com a professora, com os colegas de sala...); nas práticas e procedimentos realizados; nas relações de poder e hieraquia impostos; no tipo e modo de espaço e tempo em que os alunos são inseridos pensando dentro de uma estrutura escolar; nos recursos de conteúdos que são apresentados, como os livros didáticos que passam uma visão de sociedade totalmente padronizada, preconceituosa e exclusiva. Enfim, nota-se que o currículo tem estreita ligação com a sociedade, com a cultura estabelecida e que o mesmo tem bastante deficiências. A cultura deve ser um elemento muito bem analisado na construção do currículo devido à diversidade e diferenciação de culturas e realidades que os alunos são inseridos. Outro ponto relevante é o conhecimento escolar que também precisa ser discutido na escola, porém com uma visão bem mais amplificada pois remete ao educador apresentar e possibilitar ao aluno outros saberes, saberes diversos e atraentes que o trasitem do senso comum para o senso crítico; a educação deve fazer o estudante enxergar sua realidade e o mundo que vive, analisar seu contexto vital e colaborar para mudar e transformar esse contexto. Em suma, a escola só será realmente funcional se a elaboração do currículo e seu êxito colaborarem para isso.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura.