domingo, 3 de maio de 2009

•Currículo dentro de um contexto social

Para quem pensa que currículo é apenas aquele papel no qual descrevemos nossa trajetória escolar e nossas competências para conseguir um emprego, engana-se; ele vai muito além disso. Currículo são experiências, competências e habilidades escolares que são adquiridas pelos estudantes e que influem intrínsecamente na formação das identidades de cada um e nas suas relaçoes sociais. Em parâmetros escolares esses currículos são elaborados por todo o corpo pedagógico escolar visando metas e objetivos a serem alcançados de acordo com as demandas sobrepostas devido ao diagnóstico de desempenho em déficit dos estudantes. Contudo, um fator preocupante na elaboração desse currículo é o elemento que deve ser muito discutido e refletido pela escola: o currículo oculto. Este, por sua vez, não é fixado, pautado ou registrado exatamente porque se dá num âmbito subliminar e cotidiânico, ou seja, ele está dentro das relações sociais que são obtidas pelos alunos(com a professora, com os colegas de sala...); nas práticas e procedimentos realizados; nas relações de poder e hieraquia impostos; no tipo e modo de espaço e tempo em que os alunos são inseridos pensando dentro de uma estrutura escolar; nos recursos de conteúdos que são apresentados, como os livros didáticos que passam uma visão de sociedade totalmente padronizada, preconceituosa e exclusiva. Enfim, nota-se que o currículo tem estreita ligação com a sociedade, com a cultura estabelecida e que o mesmo tem bastante deficiências. A cultura deve ser um elemento muito bem analisado na construção do currículo devido à diversidade e diferenciação de culturas e realidades que os alunos são inseridos. Outro ponto relevante é o conhecimento escolar que também precisa ser discutido na escola, porém com uma visão bem mais amplificada pois remete ao educador apresentar e possibilitar ao aluno outros saberes, saberes diversos e atraentes que o trasitem do senso comum para o senso crítico; a educação deve fazer o estudante enxergar sua realidade e o mundo que vive, analisar seu contexto vital e colaborar para mudar e transformar esse contexto. Em suma, a escola só será realmente funcional se a elaboração do currículo e seu êxito colaborarem para isso.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura.

2 comentários:

  1. Karina, você iniciou uma discussão. Porém, poderia aprofundar a análise, refletindo sobre partes do texto, comentando-as.

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  2. Também gostei das reflexões Karina! Convidativas!

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