domingo, 24 de outubro de 2010

TIPO TEXTUAL DISSERTATIVO - GÊNERO ESCRITO: RESENHA

“Reflexões introdutórias sobre aulas práticas, conhecimento, meio e ensino da geografia”
Entrar em sala de aula se tornou um imenso desafio para o professor, pois muitos deles se encontram em escolas atrasadas em fator pedagógico; isso os afeta, uma vez que a valorização do profissional está defasada e o mesmo não encontra prazer no ensinar. A escola deve servir para instruir e educar os alunos desvendando novos caminhos para o aprender.
Conhecimento é oriundo da cognição e que, por conseguinte, necessita de um processo intenso, interno e complexo.
Educar não é transferir conhecimento; é construir conhecimento transformador e dinâmico que perpassa pela sociedade, pela realidade do aluno e chega na escola para construir cada vez mais a educação num aspecto coletivo e social.Dissertação é um texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, de um ponto de vista,
O ensino da Geografia, outrora, se dava por memorização. Sua importância começou a ser notada com a influência francesa mostrando a relação do homem com a natureza; mais tarde a Geografia fez parte do ensino superior juntamente com a História,sendo separados e depois novamente unidos formando os Estudos sociais influenciados pela ditadura militar com intuito de evitar censuras. Assim, uns dos mais prejudicados com isso, foram os alunos que tinham pleno contato com os livros e recebiam essa tal educação.
Por muito tempo a Geografia passou por esse sistema de ensino que favorecia a memorização dos conteúdos na escola; porém, os estudos foram avançando e começaram a notar e sentir a necessidade de um pensamento crítico dentro desta disciplina que vai além de apenas uma disciplina; ela transpassa nossa realidade que muda a todo instante.
Na reforma Curricular de Geografia, muitos professores polemizaram a questão da Geografia ser ineficaz e diferenciada para os alunos. Assim surge a Geografia Crítica trazendo novos aprofundamentos para o estudo da Geografia da realidade e não uma Geografia pronta e acabada.
Já foi dito que o conhecimento é um aprendizado que se adquire por um processo e que é flexível, ou seja, ele é construído, ele é sempre mexido, pois não é intacto ou pré-definido. È assim que o meio em que se vive entra nesse contexto. O meio está intrinsecamente ligado à aquisição de conhecimento pelo fato de ele ser o influenciador do mesmo. Estudar Geografia é ligar e unir aspectos ambientais, climáticos, humanos, econômicos, sociais e naturais para assim obter entendimento do seu próprio meio, da sua própria realidade. È por isso que o livro didático deve ser um recurso para o professor em sala de aula, e não a sua “bíblia” ou “receita” diária.
O professor deve aprender com os alunos e os alunos com o professor. Essa relação busca proporcionar novas descobertas e novos horizontes que transcendem até as outras disciplinas. A Geografia deve ser ensinada interdisciplinariamente, pois ela não se dá de forma isolada, sempre existe a influência da História e outros conteúdos dentro diversos dentro dela. Dessa maneira o aprendizado fica bem mais proveitoso e prazeroso. Aprender a aprender deve ser um estudo constante para uma educação melhor.

BIBLIOGRAFIA:
CALVENTE, Maria del Carmen Matilde Huertas. Reflexões introdutórias sobre aulas
práticas, conhecimento, meio e ensino de Geografia.Londrina: EDUEL, 2008.

Esta é uma resenha, pois serve para apresentar o outro texto, é tido como um texto-base. Ele pertence ao tipo textual dissertativo, porque defende uma idéia, um ponto de vista, que no caso é sobre "aulas de Geografia".

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