terça-feira, 21 de abril de 2009

•Prática e Teoria: Inseparáveis!

Na Didática, os professores devem fazer uso de dois elementos inseparáveis que são essenciais na para um bom desempenho profissional e para o progresso na área educacional. Esses elementos são a teoria e a prática. Eles se completam e a não adequação dos dois acarretam na incompetência do educador no processo ensino-aprendizagem. Para que haja o progresso é necessário que as escolas que formam professores desenvolvam neles o espírito crítico para uma visão de mundo diferenciada e questionadora; para que estes possam reproduzir essa formação inicial e esse aprendizado em seus alunos. E que essa formação inicial atraia a formação continuada desse profissional para que ele possa se atualizar e aprender cada vez mais novos conteúdos.

Bibliografia:
LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas, In: CANDAU, Vera Maria (org) Didática, Currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

2 comentários:

  1. Muito bom, Karina.
    Um educador deve proceder com muito cuidado quando o lema é: a prática é tudo.
    A prática não pode ser separada da teoria, pois a prática sozinha aliena os indíviduos, temos que estudar e entender que uma depende da outra para libertar os indíviduos das cadeias da alienação. Nesta sociedade pragmática e imediatista realmente a teoria não seduz, pois tudo tem que ser efêmero e rápido e com resultados positivos. Por isso é essencial uma está unida com a outra, pois o conjunto, fornece meios, pontes para o objetivo maior que é educar alunos com autonomia para mudar o que ta posto e não somente adaptar-se ao a ele.
    Beijos! Celiane

    ResponderExcluir
  2. Karina, a reflexão precisa de maior aprofundamento... Aliás, houve mudanças no seu blog??? Pensei que já tivesse passado por aqui... Estranhei o fato de náo ter nenhum comentário meu e vocë não ter me cobrado...ehehehe... Até mais!

    ResponderExcluir